O feijão tropeiro é um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira, e que foi inventado pelos tropeiros. Seus ingredientes principais são o feijão de sua preferência, a farinha de mandioca crua, bacon e linguiça calabresa.

Cada região do Brasil tem uma receita de feijão tropeiro para adaptar aos seus costumes locais.

Este é um prato maravilhoso, delicioso e muito fácil e rápido de preparar, você pode servir o feijão tropeiro com acompanhamentos ou até mesmo sozinho.

Neste artigo, trouxemos para você um passo a passo de como fazer feijão tropeiro (receita do interior), acompanhe abaixo!

Ingredientes para fazer feijão tropeiro (receita do interior):

Como na grande maioria dos pratos tradicionais brasileiros, os ingredientes para fazer feijão tropeiro são fáceis de se encontrar, e você provavelmente já os tem em casa no seu armário, vejamos quais são estes ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de mandioca crua;
  • 250 gramas de bacon cortada em cubinhos;
  • 300 gramas de linguiça calabresa cortada em rodelas;
  • 1/4 cebola ralada;
  • 2 colheres de sopa de cebolinha picada;
  • 2 ovos pequenos (ou apenas 1 ovo grande);
  • 2 unidades de 250g de feijão da marca de sua preferência;
  • 2 colheres de sopa de óleo ou azeita de oliva, o que você preferir.

Modo de preparo do feijão tropeiro:

Como já dissemos acima, fazer feijão tropeiro é muito simples e também muito rápido, é inacreditável que uma receita tão deliciosa fique rápido em tão pouco tempo.

Primeiro você deverá cozinhar o feijão da marca e tipo de sua preferência, em uma panela de pressão com água suficiente para cobrir o feijão, e com uma folhinha de louro.

Após a panela pegar pressão, marque 10 minutos e abra a sua panela de pressão para verificar como está feijão, pois ele não pode cozinhar demais que é para não ficar mole, pois ele deverá ficar no ponto al dente.

Após o cozimento do feijão, retire o feijão da panela de pressão logo em seguida, e escorra toda a água com uma peneira, e reserve o feijão.

Você nunca deverá deixar o feijão na água do cozimento dentro da panela de pressão, pois ele continuará o processo de cozimento, passará do ponto e ficará mole.

Em seguida, em uma panela, coloque um fio de azeite e coloque o bacon para fritar, após o bacon ficar bem dourado retire da panela e reserve.

Na mesma panela, coloque a linguiça calabresa para fritar, e quando ela dourar, retire da panela e reserve.

Depois de fritar a linguiça calabresa, frite a cebola até dourar e em seguida adicione o alho e frite também até dourar, após, retire da panela e reserve.

Na sequência, barra os ovos e ainda na mesma panela, coloque o ovo para fritar e vá mexendo devagar.

Quando o ovo estiver frito, adicione na panela com o ovo o feijão, sal, o bacon, a linguiça calabresa, coloque a cebola frita com o alho frito, por fim, adicione a farinha de mandioca e mexa bem. Sirva quente e aproveite para fazer um delicioso legumes ao forno que vai combinar perfeitamente acompanhado com o feijão tropeiro, uma comida típica e saborosa.